Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

12/02

A importância da Colonoscopia no diagnóstico de câncer colorretal

Dr Otávio Micelli - Blog - A importância da Colonoscopia no diagnóstico de câncer colorretal
 
Dados do Inca, Instituto Nacional do Câncer, mostram que, apenas em 2014, surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal no país. Essa designação engloba o câncer de cólon, de reto e de intestino grosso.
 
O diagnóstico precoce é de extrema importância para que o tratamento possa ser iniciado antes que o tumor se espalhe por outros órgãos. Um recente estudo americano mostrou que a colonoscopia pode reduzir em até 70% o risco de câncer colorretal avançado quando indicada a pacientes de médio risco.
 
A Colonoscopia é um exame que permite a visualização do interior do intestino grosso por meio de um tubo flexível que contém uma câmera em sua extremidade. Além do câncer colorretal, o exame possibilita o diagnóstico de diversas doenças, como tumores benignos, focos de sangramento, divertículos e doença inflamatória intestinal.
 
Quando o diagnóstico do câncer colorretal é feito precocemente, o paciente tem grandes chances de cura. Caso surjam sintomas como diarreia, cólicas ou gases persistentes, presença de sangue ou pus nas fezes, mudança na coloração e textura das fezes e perda de peso sem razão aparente, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Otávio Micelli.
 

Deixe seu comentário