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01/02

A importância das fibras para a digestão

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_A_importância_das_fibras_para_a_sua_digestão
 
Uma alimentação rica em fibras é capaz de melhorar diversos aspectos na nossa saúde, e a digestão é um deles. Isso acontece porque as fibras facilitam o trânsito intestinal e evitam problemas como a prisão de ventre, por exemplo.
 
As fibras estão presentes nos alimentos de duas formas: solúveis e insolúveis, e o ideal é que as duas classes sejam consumidas diariamente, para que os benefícios possam ser obtidos.
 
Dentre os alimentos que possuem as fibras solúveis, estão a chia, aveia, leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, soja e frutas. Já as insolúveis podem ser encontradas em farelos, cereais integrais, trigo e oleaginosas.
 
O benefício da ingestão de fibras para a digestão é o fato de que elas retardam o esvaziamento gástrico e se juntam ao bolo fecal, estimulando o funcionamento intestinal. Isso faz com que o processo digestivo seja realizado pelo organismo de forma mais rápida e fácil.
 
Entretanto, é necessário tomar cuidado com o excesso, já que a ingestão exagerada de fibras pode gerar o efeito contrário, provocando gases, diarreias e prisão de ventre. Por isso, o consumo recomendado é de 25 a 30 gramas de fibras por dia.

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