Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

17/07

Alimentos que podem ajudar pacientes com gastrite

dr-otavio-micelli-blog-alimentos-que-podem-ajudar

A gastrite é uma doença que exige alguns cuidados na alimentação e, por isso, recomenda-se ter o hábito de comer várias vezes ao longo do dia, reduzindo as porções durante as refeições. No entanto, existem alimentos que podem ser consumidos para amenizar ou impossibilitar o agravamento dos sintomas dessa condição. 

 

Conheça alguns deles: 

 

Hortaliças

Em especial, couve-flor, brócolis e couve de bruxelas, porque existe uma substância produzida por elas que ajuda no combate a bactéria Helicobacter pylori (principal causadora da gastrite).  

 

Pães

O consumo de pão regularmente ajuda a proteger a mucosa do estômago, funcionando como uma esponja que absorve parte do suco gástrico. 

 

Gengibre 

Com ação anti-inflamatória, a erva auxilia na dor, náuseas e queimação. A propósito, as suas propriedades antissépticas e bactericidas ajudam a destruir a Helicobacter pylori. É importante ressaltar também que o gengibre deve ser consumido cru. 

 

Frutas

Para as pessoas com gastrite, o ideal é ingerir entre 2 e 4 frutas diariamente. Banana, pêra, maçã, melão e mamão são as mais apropriadas. Já as frutas ácidas, como laranja e morango têm efeito contrário, podendo irritar as paredes do estômago. 

 

É relevante dizer que esses alimentos auxiliam na proteção da mucosa gástrica, evitando o agravamento da gastrite e melhorando a performance do estômago. Por isso, o indicado é fazer entre 5 e 6 refeições – café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia – para não ficar mais de 3 horas sem comer. 

 

Mastigar bem os alimentos, eliminando o costume de beber durante as refeições também são práticas que ajudam nesse processo. 

 

Em caso de dúvidas, procure um especialista ou entre em contato.

Deixe seu comentário