Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

04/11

As maiores dúvidas sobre a colonoscopia

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_As_4_maiores_dúvidas_sobre_a_colonoscopia
 
A colonoscopia é um exame muito comum, mas que costuma gerar um certo receio nos pacientes quando é solicitado pelo médico. Isso acontece por falta de informação, pois muitas vezes o paciente não entende muito bem como o procedimento é realizado, o que o leva a crer que é um exame doloroso e incômodo. Por isso, vamos esclarecer as três maiores dúvidas que surgem quando o assunto é colonoscopia:
 
O que eu tenho que fazer antes do exame?
 
Alguns dias antes do exame, seu médico vai recomendar que você ingira algumas medicações laxantes, para seu organismo expelir todas as fezes. Isso é fundamental para que a parede intestinal esteja completamente limpa durante a realização do procedimento, possibilitando que o médico visualize toda a área examinada em busca de pólipos ou alguma anormalidade. Também é muito importante que o paciente tenha uma alimentação leve nos dias anteriores e ingira muita água, já que durante esse processo laxativo, ele perde muitos líquidos.
 
Como a colonoscopia é feita?
 
A realização do exame é feita com a pessoa deitada de lado, com os joelhos dobrados, encostados na barriga. O médico aplica uma sedação no paciente, que faz com que ele adormeça, e só após isso é que ele começa o procedimento.
 
Um tubo chamado colonoscópio (uma haste fina e flexível, que mede cerca de 1 metro e tem uma câmera em sua extremidade, responsável por captar as imagens e transmití-las em uma TV) é introduzido através do reto, até chegar ao intestino grosso do paciente, onde o médico analisa através das imagens transmitidas na TV se há ou não alguma lesão.
 
Em alguns casos, durante a colonoscopia também podem ser retiradas amostras de tecidos para biópsia ou ser feita a remoção de pólipos, uma espécie de “verruga” que pode causar câncer a longo prazo.
 
O exame causa dor?
 
O exame em si não dói, afinal, ele é feito com o paciente sedado. Porém, pode ocorrer do paciente cólicas e sensação de estufamento durante e após o procedimento, decorrentes do ar que o aparelho solta no intestino. É importante lembrar que a pessoa deve ir fazer o exame acompanhada, já que o efeito da sedação ainda dura algumas horas.
 
A colonoscopia é um dos serviços oferecidos pela clínica do Dr. Otávio Micelli. Se você tiver alguma dúvida sobre o procedimento, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli aqui.

Deixe seu comentário