Notícias
15/10
O câncer colorretal (câncer de intestino) é um tipo de câncer muito frequente, mas que tem grandes chances de ser evitado ou curado, se o diagnóstico for feito precocemente.
Normalmente, o câncer colorretal se inicia através de lesões benignas, chamados pólipos ou adenomas, que são pequenas verrugas que surgem no intestino. O aparecimento dessas lesões é relativamente normal, apenas uma minoria delas se transforma em câncer de intestino, e esse processo pode levar alguns anos.
Sintomas
Apesar de em alguns casos o câncer colorretal se apresentar como uma doença assintomática, em muitas situações ele vem com alguns sintomas como:
– Mudança no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre)
– Sangramento nas fezes
– Dor abdominal
– Dificuldade para evacuar
– Perda de peso
Prevenção
Uma das melhores formas de prevenir o câncer de intestino, é através de uma alimentação saudável e boa qualidade de vida. Veja algumas dicas:
– Evite alimentos fritos e gordurosos
– Coma muitas frutas e verduras
– Diminua o consumo de carne vermelha
– Evite alimentos defumados, enlatados e em conservas
– Evite consumir bebida alcoólica
– Não fume
Colonoscopia
Um dos fatores de risco do câncer de intestino é o histórico familiar. Pessoas que tenham algum caso de câncer colorretal em parentes de primeiro grau, devem começar a realizar a colonoscopia a partir dos 40 anos.
A colonoscopia é um exame preventivo do câncer de intestino, onde o paciente é sedado, e tem um aparelho colocado em seu intestino, através do reto. O equipamento percorre todo o intestino e, quando encontra pólipos ou adenomas, pode até fazer a retirada dos mesmos, evitando que se tornem malignos com o tempo.
Em pacientes que não tenham histórico familiar e não apresentem sintomas da enfermidade, o exame deve ser feito a partir dos 50 anos de idade.
Se você quiser mais informações sobre o exame de colonoscopia, ou tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco por aqui.
Deixe seu comentário