Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

15/10

Como prevenir o câncer colorretal

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Prevenção_de_câncer_colorretal
 
O câncer colorretal (câncer de intestino) é um tipo de câncer muito frequente, mas que tem grandes chances de ser evitado ou curado, se o diagnóstico for feito precocemente.
 
Normalmente, o câncer colorretal se inicia através de lesões benignas, chamados pólipos ou adenomas, que são pequenas verrugas que surgem no intestino. O aparecimento dessas lesões é relativamente normal, apenas uma minoria delas se transforma em câncer de intestino, e esse processo pode levar alguns anos.
 
Sintomas
 
Apesar de em alguns casos o câncer colorretal se apresentar como uma doença assintomática, em muitas situações ele vem com alguns sintomas como:
 
– Mudança no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre)
– Sangramento nas fezes
– Dor abdominal
– Dificuldade para evacuar
– Perda de peso
 
Prevenção
 
Uma das melhores formas de prevenir o câncer de intestino, é através de uma alimentação saudável e boa qualidade de vida. Veja algumas dicas:
 
– Evite alimentos fritos e gordurosos
– Coma muitas frutas e verduras
– Diminua o consumo de carne vermelha
– Evite alimentos defumados, enlatados e em conservas
– Evite consumir bebida alcoólica
– Não fume
 
Colonoscopia
 
Um dos fatores de risco do câncer de intestino é o histórico familiar. Pessoas que tenham algum caso de câncer colorretal em parentes de primeiro grau, devem começar a realizar a colonoscopia a partir dos 40 anos.
 
A colonoscopia é um exame preventivo do câncer de intestino, onde o paciente é sedado, e tem um aparelho colocado em seu intestino, através do reto. O equipamento percorre todo o intestino e, quando encontra pólipos ou adenomas, pode até fazer a retirada dos mesmos, evitando que se tornem malignos com o tempo.
 
Em pacientes que não tenham histórico familiar e não apresentem sintomas da enfermidade, o exame deve ser feito a partir dos 50 anos de idade.
 
Se você quiser mais informações sobre o exame de colonoscopia, ou tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco por aqui.

Deixe seu comentário