Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

02/02

Conheça os fatores de risco do câncer de cólon

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Conheça_os_fatores_de_risco_do_cancer_de_colon
 
O câncer de cólon é o 2º tipo de câncer mais comum nas mulheres e o 3º tipo mais comum nos homens no Brasil, o que mostra que sua taxa de incidência é muito alta no país. Por isso, é importante que a população esteja atenta aos fatores de risco da doença, para que possam adotar um estilo de vida mais saudável, prevenindo esse e outros problemas.
 
Confira os fatores de risco do câncer de cólon:
 
Pólipos adenomatosos
Quando através da colonoscopia é detectada a presença de pólipos adenomatosos no intestino grosso, a remoção dos mesmos é indicada, pois mesmo sendo benignos, com o passar do tempo podem evoluir para o câncer de cólon.
 
Idade superior a 50 anos
O câncer de cólon é muito mais propenso a aparecer em pessoas com a idade superior a 50 anos. Por esse motivo, é muito importante que os pacientes façam o exame de colonoscopia anualmente para verificar se há alguma alteração que possa indicar a presença da doença.
 
Fumo e álcool
A ingestão de álcool em grandes quantidades e alta frequência é prejudicial em muitas coisas, e inclusive aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de cólon. Já o fumo, pode aumentar o risco da doença por conta das substâncias nocivas que tóxicas presentes no cigarro, que podem entrar em contato com as células do intestino.
 
Hereditariedade
A predisposição ao câncer de cólon tem um aumento quando existem outros casos da doença na família. Se a pessoa tiver avós, pais e irmãos que sofreram com a doença, deve realizar os exames preventivos, como a colonoscopia, a partir dos 40 anos de idade. Se houver a presença de qualquer sintoma, o exame deve ser feito mais precocemente.
 
Má alimentação
Dietas que possuam uma alta quantidade de gorduras e calorias e uma baixa ingestão de fibras, provenientes de verduras e frutas, por exemplo, aumentam o risco de se desenvolver câncer de cólon. Além disso, a obesidade e diabetes, problemas que também podem ser decorrentes da má alimentação, aumentam o risco e possibilidades de complicações em um diagnóstico de câncer de cólon.
 
Cuide da sua saúde e consulte um médico regularmente!

Deixe seu comentário