Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

21/12

Conheça os sintomas do refluxo gastroesofágico

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Refluxo
 
O refluxo gastroesofágico é uma doença que faz com que o conteúdo do estômago volte para o esôfago, órgão que liga a garganta ao estômago. O problema é que esse conteúdo é muito ácido e seu retorno é prejudicial para o esôfago, que pode ter sua mucosa irritada.
 
Os sintomas do refluxo gastroesofágico são:
 
– Náuseas
– Azia
– Queimação no tórax
– Sensação de gosto ácido na boca após a alimentação
– Rouquidão
– Pigarro
– Tosse seca
– Mau hálito
– Erosão nos dentes
– Estreitamento do esôfago
 
Esses sintomas provocam muito incômodo e atrapalham a qualidade de vida do paciente, que muitas vezes tem sua rotina alterada por conta do problema.
 
Para prevenir e controlar o refluxo gastroesofágico, é recomendado que o paciente mastigue bem os alimentos, coma pequenas porções e não coma em um período menor do que uma hora antes de dormir, para evitar o refluxo noturno. Além disso, comidas gordurosas, café, chocolates, bebidas com gás e bebidas alcoólicas devem ser evitadas ao máximo por quem sofre com isso.
 
O diagnóstico pode ser obtido através da ecoendoscopia alta, um procedimento que, por meio de um exame endoscópico convencional, permite posicionar um transdutor (câmera) de ultrassom no interior do esôfago, estômago ou duodeno (início do intestino delgado) no intuito de examinar desde a parede destes órgãos até outras estruturas próximas. Dependendo do diagnóstico, o médico pode receitar alguns medicamentos para diminuir a acidez do estômago, e casos mais intensos podem necessitar de procedimentos cirúrgicos.
 
Se você apresenta sintomas de refluxo gastroesofágico por mais de duas semanas, procure um médico que possa avaliar a sua situação e indicar o tratamento adequado para o seu caso.
 
A ecoendoscopia alta é um dos serviços oferecidos pela clínica do Dr. Otávio Micelli. Se você tiver alguma dúvida sobre o procedimento, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli aqui.

Deixe seu comentário