Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

13/02

Ecoendoscopia digestiva alta oferece grande precisão nos resultados dos exames.

Dr Otávio Micelli - Blog - Ecoendoscopia digestiva alta
 
A ecoendoscopia digestiva (EE) é um exame que associa endoscopia e ecografia e permite visualizar a parede do esôfago, estômago, duodeno, cólon sigmóide, reto e algumas estruturas vizinhas do tubo digestivo (pâncreas, vias biliares, mediastino, e cavidade pélvica).
 
Quando era constatada a existência de nódulos em um desses órgãos, o paciente tinha que ser submetido a uma cirurgia para chegar ao diagnóstico definitivo. Hoje, graças à ecoendoscopia, é possível coletar material destas lesões , poupando o paciente de realizar uma cirurgia sem necessidade.
 
A EE permite realizar o diagnóstico das lesões do sistema digestório, esse método avalia de forma criteriosa o pâncreas e as vias biliares, com vantagem à tomografia e ressonância magnética abdominal, pois a ecoendoscopia possibilita a biópsia destas lesões.
 
A Ecoendoscopia digestiva alta é solicitada pelo médico se você apresentar um ou mais sintomas no aparelho digestivo. O câncer de esôfago, câncer de estômago, câncer do reto, lesões subepiteliais de esôfago, estômago, e duodeno são identificados com a ecoendoscopia, por exemplo.
 
O preparo para o exame de ecoendoscopia alta é semelhante ao preparo da endoscopia tradicional e se resume basicamente no jejum de 8 horas, inclusive para líquidos. Procure um especialista e saiba mais sobre o exame. Se preferir, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli e agende uma consulta.
 

Deixe seu comentário