Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

21/10

Entenda os sintomas da endometriose e saiba quais os tratamentos

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Entenda_os_sintomas_da_endometriose_e_saiba_quais_os_tratamentos
 
Apesar de ser uma doença comum, a endometriose pode causar até a infertilidade, além de trazer outros riscos à saúde da mulher. No Brasil, cerca de seis de milhões de mulheres tem endometriose, mas por achar que os sintomas são normais durante o período menstrual, acabam não procurando um médico.
 
A doença se dá quando um tecido chamado endométrio (que naturalmente reveste a parede interna do útero) se desenvolve em outros órgãos, como: ovários, intestino, reto, bexiga, trompas, etc.
 
A endometriose costuma se desenvolver desde a primeira menstruação da paciente, mas normalmente seus sintomas começam a se manifestar por volta dos 25 ou 30 anos de idade, ocorrendo com maior frequência em mulheres que já possuem casos da doença na família.
 
Conheça os sintomas
 
– Cólica menstrual intensa
– Dor durante a relação sexual
– Dor entre as menstruações
– Dificuldade para engravidar
– Dor ao defecar ou ao urinar
– Fadiga ou exaustão
– Diarreia e náuseas
– Sangramento na urina ou nas fezes
– Fluxo menstrual intenso ou irregular
 
Tratamentos
 
A endometriose é uma doença que não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados através de duas formas de tratamento: medicamentos e cirurgia.
 
No caso dos medicamentos, muitas vezes o tratamento é realizado apenas com o uso de anticoncepcionais, que já são capazes de aliviar os sintomas da doença. Também costumam ser indicados analgésicos e antiinflamatórios para controlar as dores da paciente. Em alguns casos, comprimidos ou injeções de progesterona podem fazer parte do tratamento.
 
Quanto às cirurgias, podem ser indicadas a cauterização dos pontos de endometriose já existentes nos órgãos da paciente, a retirada dos cistos e, em casos mais graves, pode ser necessária até a remoção dos órgãos pélvicos afetados pela doença.
 
Através da Ecoendoscopia Baixa é possivel investigar o comprometimento intestinal pela endometriose. Este tipo de exame pode ser realizado sob sedação e executado sem a administração de qualquer medicação prévia.
 
Ao notar a presença de qualquer um dos sintomas, é indispensável que a mulher procure um médico de confiança, que possa solicitar os exames necessários e indicar o tratamento adequado para o diagnóstico.
 
Se desejar, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli aqui para realização da Endoscopia Baixa.

Deixe seu comentário