Endoscopia

Categorias

Endoscopia

Colonoscopia

Ecoendoscopia Alta

Ecoendoscopia Baixa

Cápsula endoscópica

Enteroscopia de duplo balão

Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE)

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

Curta nossas principais novidades na nossa página

Localização

Confira nosso endereço e o melhor caminho no mapa.

Convênios

Confira a lista de convênios atendidos na clínica

Endoscopia digestiva alta (EDA), ou simplesmente Endoscopia, trata-se de um procedimento médico realizado sob sedação endovenosa onde examinamos minuciosamente todo o esôfago, estômago e parte do duodeno (início do intestino delgado) do paciente, utilizando um aparelho chamado endoscópio. O endoscópio é um aparelho de forma tubular, longo e flexível, que possui uma câmera na extremidade, permitindo a visualização da mucosa dos órgãos citados em imagem do tipo HDTV.

A EDA tem por objetivo rastrear doenças do esôfago, estômago e do início do duodeno, como hérnia de hiato, doença do refluxo gastroesofágico, esofagites, gastrites, duodenites, úlceras gástricas ou duodenais e até mesmo detectar qualquer tipo de câncer destes órgãos, como linfoma gástrico, câncer de esôfago, câncer de estômago, entre outros. Este é um exame indolor e feito sob sedação.

As indicações de EDA diagnóstica (cujo objetivo é apenas o rastreio de doenças) são sintomas de refluxo, azia, “queimação gástrica”, dor abdominal, disfagias alta (dificuldades para engolir) e baixa (sensação que o alimento ficou parado no esôfago), náuseas, vômitos, sintomas de tosse e rouquidão (podem estar associados à refluxo), investigação de anemia e emagrecimento, pré operatórios de cirurgia bariátrica e vesícula biliar, seguimentos de cirurgias gástricas, acompanhamento de entidades pré malignas (pólipos esôfago de Barrett), Pesquisa da bactéria Helicobacter pylori, investigação de varizes esofágicas e sangramento gastrointestinal, entre outros.

Existe ainda a EDA terapêutica, que consiste em realizar o tratamento de algumas doenças diagnosticadas pela EDA diagnóstica de forma prática e segura, poupando inclusive o paciente de uma grande cirurgia. As indicações deste tipo de EDA são retirad de pólipos (polipectomias), ressecção de câncer precoce (mucosectomias), tratamento de varizes de esôfago e estômago, dilatação de estenoses (estreitamentos) de esôfago, estômago e duodeno, retirada de corpos estranhos ingeridos (moedas, espinhas de peixes, etc.), tratamento de hemorragia gastrointestinal, passagem de balão intragástrico, realização de gastrostomia endoscópica. Podemos ainda realizar as chamadas biópsias pela EDA, que consiste em retirar um fragmento de mucosa do órgão à ser exameinado no intuito de diagnosticar tumores, inflamações doenças pré malignas e pesquisar a bactéria Helicobacter pylori.