Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

23/04

Existe relação entre soluço e refluxo?

Dr-Otávio-Micelli---Blog---existe-solução-entre-soluco-e-refluxo

 

O soluço é um estímulo involuntário dos músculos ligados à respiração, especialmente o diafragma, resultando em uma respiração curta e sem sincronização com o ciclo respiratório correto. Quando esse soluço é mais enfatizado, pode ter ligação direta com o refluxo gastroesofágico, pois um é sintoma direto do outro.

 

O soluço crônico, que pode se prolongar por mais de 48 horas, geralmente está ligado a problemas do sistema digestivo por conta de hábitos inapropriados como a ingestão de alimentos apimentados, refrigerante e excesso de comida nas refeições.

 

Já o refluxo, por sua vez, acontece quando o alimento retorna para o esôfago. Sua acidez causa uma inflamação na mucosa do esôfago e estimula o nervo frênico, que causa o impulso do diafragma, principal caracterizador do soluço.

 

Segundo os médicos, para evitar o refluxo e também o soluço é recomendável evitar deitar com a cabeça mais alta do que o corpo, não dormir e nem fazer exercícios físicos de estômago cheio. O indivíduo deve também fazer leves caminhadas após as refeições e comer de forma pausada várias vezes ao dia e em pouca quantidade.

Deixe seu comentário