Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

30/11

Fibras: grande ajuda para o funcionamento do intestino

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Alimentação_rica_em_fibras_ajuda_no_bom_funcionamento_do_intestino
 
Hábito intestinal irregular e sensação de peso no estômago podem ser indícios da falta de fibras na sua alimentação. Experimente acrescentar pequenas porções de fibras no cardápio durante o dia, isso vai te trazer muito bem estar e disposição.
 
As fibras ajudam muito na limpeza do seu trato intestinal, fazendo com que ele funcione corretamente. Elas podem ser solúveis ou insolúveis, cada uma tem a sua função para o seu corpo.
 
As fibras solúveis absorvem a água do nosso organismo e retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade, além de contribuir com a eliminação da glicose, colesterol, etc. Exemplos de alimentos com fibras solúveis são: chia, aveia, leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, soja e também as frutas.
 
Já as fibras insolúveis passam pelo estômago e quando chegam ao intestino, se juntam ao bolo fecal, estimulando o funcionamento intestinal. Alguns alimentos que contém as fibras insolúveis são: farelos, cereais integrais, trigo e oleaginosas.
 
O consumo recomendado é de 25 a 30 gramas de fibras por dia, misturando os dois tipos. Também é muito interessante que você prefira comer os alimentos da forma mais natural possível, conservando suas propriedades. Se for necessário cozinhar, prefira cozimentos leves e de preferência, no vapor.
 
Além da ingestão de alimentos ricos em fibras, a ingestão de água é fundamental. A água e as fibras trabalham em conjunto para manter o intestino saudável, então o recomendado é que você ingira 2 litros de água diariamente para ajudar no processo.
 
A alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos são as melhores formas que temos para prevenir as doenças. Esteja sempre atento aos sinais que seu corpo dá, e em qualquer alteração, procure um médico.

Deixe seu comentário