Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

17/02

Fique atento aos sintomas da obstrução das vias biliares

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Obstrução_das_vias_biliares
 
A bile é um líquido que contém sais biliares, colesterol e outros resíduos. É produzida pelo fígado e depois encaminhada para a vesícula biliar. Esse líquido auxilia o corpo na digestão das gorduras e após o consumo de alimentos, é excretado no intestino, onde termina seu processo de digestão.
 
Algumas vezes, pode acontecer de algum duto que leva a bile de um órgão para o outro, ser obstruído por algum motivo, fazendo com a bile se acumule no fígado, gerando problemas de saúde.
 
Essa obstrução pode ser causada por diversos fatores como: cálculos biliares no fígado, tumores, inflamação das vias biliares, câncer de pâncreas, câncer de fígado, lesões, infecções, etc.
 
Confira os sintomas da obstrução das vias biliares:
 
– Dor de estômago
– Febre
– Náuseas e vômitos
– Comichão
– Icterícia
– Urina escura
– Fezes amareladas
 
O diagnóstico pode ser feito através de um exame chamado colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), uma técnica que utiliza simultaneamente a Endoscopia Digestiva e a imagem fluoroscópica (Raio X) para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático. Clique aqui para saber mais sobre esse procedimento.
 
O tratamento vai depender do que causou a obstrução do duto, podendo ser necessária a retirada de cálculos biliares, administração de antibióticos nos casos de infecções, remoção da vesícula, entre outros procedimentos. É necessário que o paciente procure um médico assim que notar os sintomas, pois quando não tratado, o problema pode trazer sérias consequências para o fígado.
 
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um dos serviços oferecidos pela clínica do Dr. Otávio Micelli. Se você tiver alguma dúvida sobre o procedimento, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli aqui.

Deixe seu comentário