Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

23/02

Mastigar bem é essencial para a digestão

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Mastigar_pouco_e_comer_rápido_são_hábitos_que_prejudicam_a_digestão
 
Mastigar faz parte da nossa rotina e essa é uma coisa que fazemos tão automaticamente que nem nos damos conta se estamos fazendo da forma correta. O fato é que grande parte das pessoas possuem hábitos de mastigação errados e isso pode prejudicar muito o processo digestório.
 
Confira alguns erros comuns:
 
Não cortar bem os alimentos
 
Quando não cortamos os alimentos em pequenos pedaços, por exemplo um bife, acabamos colocando um pedaço grande demais na boca e por nos cansarmos de mastigar, acabamos o engolindo sem que ele tenha sido devidamente triturado pelos dentes. Quando esse alimento chega ao estômago, o tempo de digestão é muito maior.
 
Encher o garfo de comida
 
Não coloque muita comida por vez no garfo. Você deve colocar na boca uma quantidade de comida equivalente ao tamanho da metade da sua língua. O ideal é que você uma quantidade suficiente para fechar a boca com conforto e poder movimentar a comida entre os dois lados da boca, para completar a mastigação.
 
Comer muito rápido
 
Comer muito rápido, além de prejudicar a digestão, ainda pode fazer com que você coma mais. Isso acontece porque ao mastigar e engolir rapidamente, o cérebro não tem tempo suficiente para assimilar a chegada da comida, o que faz com que ele não envie os sinais de saciedade no momento correto.
 
Fique atento à forma que você mastiga os alimentos e siga essas dicas que com certeza vão melhorar a sua digestão
 
O Dr. Otávio Micelli Neto é especialista em endoscopia digestiva alta, colonoscopia, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica e ecoendoscopia. Caso seja do seu interesse, marque um exame para diagnosticar o tratamento correto para a sua doença.

Deixe seu comentário