Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

24/07

Mitos e Verdades sobre: Colonoscopia

dr-otavio-micelli-blog-colonoscopia

O câncer de cólon e reto aparece em terceiro entre os que mais acometem os homens brasileiros. A maior incidência da doença ocorre entre os jovens adultos e também os que estão na meia-idade, sendo que a cada 10 diagnósticos, 3 possuem menos de 55 anos.

 

Anualmente, esse tipo de neoplasia é responsável por pelo menos 15 mil mortes, e o mais alarmante é que a maioria desses casos poderiam ter sido evitados com a colonoscopia, um procedimento muito importante e que infelizmente é visto com receio pelo público masculino.

 

Esse exame é capaz de identificar o câncer e também outros tipos de infecções, como pólipos, inflamações e úlceras. Muitos boatos são espalhados sobre a colonoscopia, e é justamente a desinformação uma das principais causas dos óbitos.

 

Confira abaixo o que é verdade ou mentira sobre essa prática:

 

O processo é doloroso – Mito

Todo o exame é realizado com o paciente sedado, o que afasta qualquer possibilidade do mesmo sentir dor. O único desconforto que pode ocorrer é na preparação da colonoscopia, que envolve o uso de laxantes.

 

O exame precisa ser feito anualmente – Mito

O procedimento não precisa ser realizado todo ano, mesmo em situações em que o paciente possui mais de 50 anos, familiar diagnosticado com tumor no intestino ou alguma anormalidade na região. Nesses casos, a colonoscopia é indicada de acordo com a incidência dos sintomas.

 

Lesões intestinais podem virar câncer – Verdade

Existem pólipos que podem evoluir para o câncer, e é por isso que pacientes que se enquadram no grupo de risco não podem ignorar de forma alguma a realização do exame.

 

A colonoscopia remove tumores – Verdade

É possível fazer a remoção de estruturas neoplásicas através do exame, cortando o tumor pela base com o auxílio de um laço no aparelho.

 

Surgiu alguma dúvida? Converse com um profissional ou entre em contato.

Deixe seu comentário