Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

16/09

O que é cisto renal?

Dr Otávio Micelli - Blog - Cisto renal
 
Não é algo raro o surgimento de um ou mais cistos nos rins, especialmente a partir dos 50 anos de idade. Entretanto, não há motivo para pânico, com um acompanhamento médico adequado, pode-se eliminar as possibilidades de que ele traga algum risco para a sua saúde.
 
Um cisto é um nódulo que pode ser cheio de ar, líquido e em alguns casos de massa, e ele pode aparecer em um ou em ambos os rins. Os casos em que há o surgimento de diversos cistos são conhecidos como rim policístico.
 
A maioria dos cistos não são malignos, mas devem ser acompanhados por um médico, que vai avaliar a sua evolução. Se o cisto apresentar características malignas, ele deve ser retirado, para evitar o desenvolvimento de câncer.
 
Normalmente o cisto renal não desencadeia sintomas e por isso os exames de rotina são importantes, pois o diagnóstico pode vir através de exames raio-X, ultrassonografias e tomografias.
 
Para a retirada do cisto pode-se fazer a aspiração do líquido presente nele ou pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
 
Para prevenir esse problema o recomendado é adotar um estilo de vida saudável com a prática de atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e o abandono do tabagismo.

Deixe seu comentário