Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

19/04

Por que a endoscopia é importante?

Dr-Otávio-Micelli---Blog--porque-a-endoscopia-é-importante

A endoscopia é o exame que auxilia o médico no diagnóstico de alterações no intestino delgado, esôfago e estômago. O procedimento consiste na inserção de um tubo, fino e extremamente sensível, na garganta do paciente. Este tubo possui em sua ponta uma espécie de câmera, usada para capturar as imagens dentro do intestino do paciente.

 

Para que o exame seja feito, é aplicado um sedativo de forma intravenosa no paciente ou anestesia direta na garganta usando xilocaína, impedindo assim os reflexos corporais e evitando que o paciente venha a se engasgar em meio ao procedimento.

 

O exame é eficaz pois é possível verificar as mudanças de coloração no tecido dos órgãos e detectar caso haja algo errado. Doenças como refluxo gastroesofágico, gastrite, tumores, úlceras gástricas ou duodenais, câncer de duodeno, estômago ou esôfago e doença celíaca podem ser diagnosticadas através desse exame.

 

A endoscopia também é capaz de detectar a presença de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, responsável por úlcera e gastrite crônica, dando a possibilidade de um tratamento mais rápido e eficaz.

 

Para mais informações sobre o exame e todos os seus procedimentos, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli.

Deixe seu comentário