Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

24/09

Principais dúvidas sobre a endoscopia

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Principais_dúvidas_sobre_a_endoscopia
 
A endoscopia é um exame muito simples, mas muitas pessoas ainda tem um certo receio de fazê-lo. Fundamental no diagnóstico de muitas doenças, como a gastrite, esofagite, úlceras gástricas, doença do refluxo gastroesofágico e até tumores e câncer, a endoscopia não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam. O paciente é sedado antes do procedimento, evitando assim que ele sinta dor ou qualquer tipo de desconforto.
 
Veja aqui o passo a passo e esclareça as principais dúvidas sobre o exame
 
Agendamento: É muito importante que no momento em que for agendar o exame, o paciente informe ao médico se ele utiliza algum medicamento ou se tem algum tipo de alergia ou problema de saúde. Assim, o médico saberá como se preparar para cuidar do caso.
 
8 horas antes do exame: O paciente deve fazer jejum pelo período de 8 horas antes da realização do exame, não ingerindo nem água. Também não é permitido fumar durante o jejum.
 
A endoscopia: O exame é realizado muito rápido, dura cerca de 15 minutos. Normalmente, um spray anestésico local é borrifado na cavidade bucal do paciente, que está deitado de lado, e um protetor bucal é colocado para evitar que ele feche a boca ou se machuque durante o procedimento. Após isso, é aplicado um sedativo intravenoso e quando ele faz efeito, o aparelho endoscópico (um tubo fino e flexível) é introduzido pela garganta.
 
Esse aparelho possui uma câmera minúscula, que captura as imagens do esôfago, estômago e duodeno, sendo possível diagnosticar possíveis lesões e doenças, de acordo com os sintomas relatados pelo paciente anteriormente.
 
Após o exame: Quando o exame termina, o paciente não pode realizar nenhum tipo de atividade que exija atenção, como por exemplo dirigir, pois ainda está sob o efeito da anestesia. O efeito pode durar horas, por isso é essencial que a pessoa vá com um acompanhante que o conduza até em casa após o término da endoscopia.
 
A endoscopia costuma ser recomendada para pacientes que sentem muitas dores abdominais, náuseas, entre outros sintomas.
 
É muito importante que a endoscopia seja feita por um profissional especializado, que possua os equipamentos corretos, trazendo maior conforto e segurança ao procedimento. Se desejar, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli aqui.

Deixe seu comentário