Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

20/10

Saiba mais sobre a úlcera gástrica

Dr_Otávio_Micelli_-_Blog_-_Úlcera_estourada_quais_os_riscos
 
A úlcera se dá quando a superfície do estômago possui algumas lesões, parecidas com feridas. São erosões que ocorrem na mucosa, a pele superficial do trato digestivo.
 
Sintomas
 
Existem alguns tipos diferentes de úlceras, localizadas em lugares distintos do estômago. Algumas apresentam em seus sintomas, uma dor parecida com a dor de fome, que se alivia assim que o paciente come algo. Em outros casos, a dor aparece quando o paciente ingere algum alimento.
 
Outros sintomas são:
 
– Dor na “boca do estômago”
– Ardência no estômago
– Náuseas e vômitos
– Vômito com sangue
– Sensação de fome
– Perda de peso
– Anemia
 
Causas
 
Existem algumas pessoas que possuem uma predisposição para o desenvolvimento da úlcera. Pessoas que são muito ansiosas, nervosas ou que fazem uso constante de medicamentos como aspirinas, antiinflamatórios e corticóides.
 
Além do uso constante de medicamentos, outros fatores podem influenciar no desenvolvimento da úlcera, como ingerir água não potável, alimentação inadequeada, hiperacidez gástrica, infecção por bactérias e o consumo de álcool e tabaco.
 
Diagnóstico
 
O diagnóstico da úlcera sempre é realizado através da endoscopia. Como existe a possibilidade de a úlcera ter sido causada por uma bactéria, o exame endoscópico é necessário, já que através dele podem ser retirados alguns fragmentos para análise. Além disso, após certo tempo de tratamento, é importante que o paciente faça o exame novamente, para ver se o organismo está respondendo ao tratamento, excluindo a possibilidade de doenças mais sérias, como o câncer.
 
Endoscopia
 
O exame é realizado muito rápido, dura cerca de 15 minutos. Normalmente, um spray anestésico local é borrifado na cavidade bucal do paciente, que está deitado de lado, e um protetor bucal é colocado para evitar que ele feche a boca ou se machuque durante o procedimento. Após isso, é aplicado um sedativo intravenoso e quando ele faz efeito, o aparelho endoscópico (um tubo fino e flexível) é introduzido pela garganta.
 
Esse aparelho possui uma câmera minúscula, que captura as imagens do esôfago, estômago e duodeno, sendo possível diagnosticar as possíveis lesões.
 
Os exames de endoscopia alta e baixa são serviços que também são oferecidos pela clínica do Dr. Otávio Micelli. Se você tiver alguma dúvida sobre o procedimento, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli aqui.
 

Deixe seu comentário