Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

28/08

Saiba mais sobre cápsula endoscópica

dr-otavio-micelli-blog-saiba-mais-sobre-a-capsula-endoscopica

A cápsula endoscópica é um acessório médico utilizado no procedimento de enteroscopia – exame que avalia todo o trato gastrointestinal, sobretudo, o intestino delgado –, no qual o objeto acoplado com uma câmera é ingerido pelo paciente e percorre todo o tubo digestivo, tirando centenas de fotos que auxiliarão o profissional a avaliar essa região.

 

O exame é realizado em ambiente hospitalar e consiste na aplicação de diversos adesivos no abdômen do paciente, que servem para estabelecer a comunicação entre a câmera presente na cápsula e o gravador preso ao cinto.

 

A deglutição acontece somente após o médico constatar que o equipamento está funcionando, e após isso, o paciente pode retornar às suas atividades, evitando exercícios físicos ou qualquer ação que interfira no processo. É permitido o consumo de líquidos límpidos passadas duas horas da ingestão e de algum lanche após quatro horas.

 

Por fim, a enteroscopia costuma durar de 8 a 10 horas, podendo terminar mais cedo caso o organismo expulse o item nas fezes antes desse período. Se após duas semanas a cápsula não tiver deixado o corpo, o ideal é que a pessoa procure o médico responsável.

 

Caso tenha dúvidas, converse com um especialista ou entre em contato.

Deixe seu comentário