Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

28/05

Saiba o que é Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).

Dr Otávio Micelli - Blog - Colangiopancreatografia
O nome é comprido, mas não é complicado de entender. A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é uma técnica que utiliza simultaneamente a Endoscopia Digestiva e o Raio X para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático.
 
O procedimento inicia-se com o paciente deitado do lado esquerdo, sempre sob anestesia geral. É inserido um aparelho de endoscopia com uma câmera lateral pela boca, passando pelo esôfago, estômago e chegando à segunda porção duodenal, onde se localiza a papila de Vater.
 
A CPRE é uma técnica complexa e, apesar de muito segura, está associada a complicações graves, evoluindo para um procedimento preferencialmente terapêutico. Normalmente, os pacientes propostos para uma CPRE já passaram por exames diagnósticos prévios.
 
As indicações de CPRE são obstrução biliar, coledocolitíase, estenoses, benignas ou malignas dos ductos biliares, fístulas biliares, disfunção do Esfíncter de Oddi, pancreatites crônicas com estenoses sintomáticas, pancreatites agudas sem causa aparente, litíase do ducto pancreático principal, tumores de pâncreas e ductos biliares, entre outros.
 
Procure um especialista para saber mais. Se preferir, entre em contato com o Dr. Otávio Micelli e agende uma consulta.

Deixe seu comentário