Notícias

Pesquisa

Agendamento

Agende uma consulta com o especialista.

Facebook

06/09

Você sabe o que é diverticulose? Entenda as causas e os sintomas

Dr Otávio Micelli - Blog - Entenda o que é diverticulose
 
A diverticulose é uma doença estrutural da parede intestinal, que forma um grande número de pequenas bolsas salientes para fora da parede do intestino, conhecido como divertículos. Podendo causar uma inflamação, chamada diverticulite.
 
Essa disfunção atinge quase 50% das pessoas acima de sessenta anos. Motivos agravantes: funcionamento irregular do intestino, elevação da pressão no cólon, idade avançada, não praticar esportes , uma dieta pobre em fibras e a genética.
 
Conheça os principais sintomas da doença:
 
– Contrições abdominais
– Eliminação excessiva de gases
– Diarreia ou prisão de ventre
 
Para o diagnóstico preciso é necessário uma colonoscopia para ver o intestino. O problema pode ser revertido por meio de uma dieta, com produtos contendo fibras e aumento do consumo de água. A medida que se for sintomática, a diverticulose complicada por uma diverticulite, necessita o uso de medicações específicas, como os antibióticos e anti-inflamatórios. As pessoas que não melhoram com o tratamento, a cirurgia pode ser a única alternativa.
 
Dr. Otávio Micelli Neto é especialista em endoscopia digestiva alta, colonoscopia, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica e ecoendoscopia. Caso seja do seu interesse, marque um exame para diagnosticar o tratamento correto para a sua doença.

Deixe seu comentário